quinta-feira, maio 15, 2008

Bom design é eterno...

Paul Rand: cartaz para a IBM
Em minha modesta opinião, a abundância do mundo de hoje tem um lado positivo e um negativo. Bem, na verdade eu acho que absolutamente TUDO tem um lado positivo e negativo, mas eu sou geminiana ao quadrado, então sou suspeita.

Enfim. O lado bom, é que as pessoas exercem a imaginação e há mais liberdade de criação e consumo. Mas com a quantidade de designers e designs que surgem a cada dia, fica difícil de separar o joio do trigo.

Faz a gente esquecer que existiram verdadeiros gênios revolucionários, que se não tivessem existido, também não haveria esta abundância de talentos por aí.

Navegando por aí, vi essa página de um livro com uma citação do Paul Rand. Achei aquele um conselho excelente para esta nova geração de designers e artistas. Resolvi investigar o que de onde vinha aquela frase.

"É importante usar suas mãos, isso que distingüe você de uma vaca ou um operador de computador". Essa é para os designers que se sentem amaeaçados pelos micreiros...

O livro é na verdade um dos 24 que já foram escritos SOBRE o Sr. Rand. Isso sem contar os 13 que ele escreveu (sobre design e infantis com sua esposa Ann Rand).

Nostálgica, resolvi rever alguns dos trabalhos dele. Bem, a maioria sabe que foi ele quem fez os logos da IBM, UPS, ABC (canal de TV). Esses são os mais conhecidos. Mas ele fez muito mais...

Neste site www.paul-rand.com tem fotos, artigos e muitos (muitos mesmo!) dos trabalhos de Rand, além de transcrição de alguns dos seus textos.

Olhem o video abaixo... ficou muito muito bem animado, e tem o Paul Rand falando sobre diversos aspectos do design gráfico, excelente!



Vale a pena ver, ler e refletir!

Paul Rand. Carinha marota, não?

Página para a revista Apparel

Paul Rand: Conversações com Estudantes, organizado por Micheal Kroeger

Livro infantil feito com Ann Rand

Cartaz para Forum de Arquitetura


Nenhum comentário: