quinta-feira, julho 17, 2008

Mistério...

Além de muita admiração, bafafá, mistério cerca o street artist Banksy. Ninguém sabe quem ele é, se ele é mesmo uma pessoa ou um coletivo de artistas. E Banksy faz questão de continuar no anonimato.

Mas jornalista odeia mistério e faz de tudo para descobrir a verdade. E Claudia Joseph, do Mail Online foi atrás disso.

A partir de uma foto e um possivel nome, foi atrás de tudo e de todos que pudessem confirmar se tratava-se de Banksy.

A reportagem você confere toda aqui. Ela não é conclusiva, mas dá abertura para pensarmos na possibilidade de que o britânico Robin Gunningham seja o verdadeiro artista.

O que me impressionou foram os comentários de muitas pessoas chateadas pela possibilidade de que a identidade de Banksy possa ter sido revelada. "Não queremos saber quem ele é", "o que importa é seu trabalho, não a sua identidade", "ótimo, agora a polícia vai saber quem ele é", "E agora Claudia, seu próximo trabalho é desvendar quem é o Papai Noel?".

Engraçado. Eu sou jornalista e curiosa por natureza. Fui ler o artigo bem porque queria saber se era mesmo o Banksy ou não. Mas sabe que mudei de idéia... Afinal, um pouco de mistério deixa a vida mais divertida!


Seria você Banksy, mas, sério! Será que importa?


vi no fff

Um comentário:

Diogo Campos EMC disse...

A sua obscuridade fazia parte do seu trabalho, e talvez desvendá-la pode ser realmente prejudicial à ele e seus fans. Porém, assim como outros "mascarados", os anseios públicos de desvendar quem está por trás de ações e personagens estarão sempre presentes na sociedade. De forma positiva ou negativa, todos que se predispõem a esse tipo de atitude tem de levar em conta o risco de ser revelado...Com certeza o bansky tinha conhecimento disto.