sexta-feira, julho 11, 2008

Veja, reflita, opine.

O Eduardo Braga, designer que contribuiu com a nossa edição 24, na matéria "O Básico do básico", passou outras sugestões de informações e leituras, e uma delas vou postar aqui.

Eu não tinha visto este vídeo (Prometeus a revolução da mídia I e II), e vai bem de encontro com o que tenho ouvido nos último ano da web 2.0 e tal.







Admito que eu, como jornalista, em um primeiro momento fiquei meio com medo, porque o vídeo simplesmente prevê o fim da minha profissão (formal, nos grandes meios de comunicação pelo menos).

Mas depois você pensa nesta tendência como uma forma de se libertar na necessidade de grandes companhias para ganhar dinheiro. Ou seja, o ser humana acaba sendo mais livre para criar, para fazer por si mesmo. Por isso ouvimos tanto falar na importância de ser empreendedor, porque nos próximos anos ter iniciativa é que fará a diferença.

É bem provável que irão diminuir ao máximo empregos no estilo mega-corporações, que formatam seu funcionários em robôs de produtividade. Eu tenho uma irmã trabalhando na Spaipa - uma distribuidora da Coca-Cola. Ela me conta absurdos do tipo: "lá, você não pode falar que gosta de Pepsi porque é capaz de você ser mandado embora". Se no futuro o importante é ser critivo, produtivo, empreendedor, os ignorantes e acomodados serão obsoletos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse segundo video é muito bom! E vi ele na ultima aula da Comunicação Aplicada na facul... d+!

Mas fique em pax Mari, seu lugar ao sol sermpre estará reservado, vc é competente!

Grande abraço
Daniel

Unknown disse...

Nossa mãe! Fiquei até com medo :)

Luís Júnior disse...

Legal!