quarta-feira, setembro 03, 2008

IDEA USA

A próxima edição da abcDesign está no forno da gráfica e inspirada por um post que eu encontrei na blogosfera por aí, resolvi ir conhecer de perto alguns dos vencedores do IDEA - International Design Excellence Awards, promovido pela IDSA - Industrial Design Society of America.

Brasil, para quem ainda não sabe, é único país a ter uma versão desta premição fora dos Estados Unidos, um mérito da ONG Objeto Brasil.

Na edição 25 você vai conferir como tudo aconteceu e a importância deste prêmio para o design brasileiro. Contudo, vamos aqui rever alguns dos conceitos mais legais apresentados na edição americana...


Este carrinho foi desenvolvido especialmente para a Coréia do Sul onde a entrega de Yakult é feita de casa em casa por mulheres entre 20 e 60 anos. São 13 mil Yakult Ladies! Design de Mike Arsenault.

Esta cadeira de rodas foi projetada para jogadores de basquete. O objetivo era liberar a mão dos jogadores do freio para que ficassem livres apenas para o jogo efetivamente. A cadeira gira e pára sem o auxílio das mãos do jogador, funcionando apenas com o inclinamento do corpo. O crédito vai para Ricky Biddle.


A Pixwall é um conceito bem interessante e tudo a ver com a idéia de fazer da cidade. A parede é feita de seis tipos diferentes de blocos modulares que criam 11 sombras, que parecem "pixels" formando imagens. Como os blocos podem ser mudados, podem ser criadas várias imagens. Idéia do Myounghoe Seo.


Quem diria que pode haver uma câmera para cegos? Chueh Lee da Sansumg acha que sim, e cirou a Touch Sight, uma revolucionária máquina digital. Fácil de usar, inclui a possibilidade de gravar sons durante os três segundos depois do clique para que a pessoa depois possa se orientar quanto às fotos tiradas.

Fotos e dados: IDEA e Yanko.

Nenhum comentário: