segunda-feira, dezembro 01, 2008

Criação do Fórum Brasileiro de Design

A abcDesign esteve presente na Brazil Design e Week e acabou fazendo uma matéria falando, entre outros acontecimentos da semana, sobre o encontro entre as Associações de Design brasileiras, e a vontade do grupo em fazer um órgão que unisse (sem necessariamente atar) essas associações em prol de uma agenda única que levasse ao fortalecimento e desenvolvimento do design.

Pois bem, no dia 28 de janeiro foi dado o primeiro passo para essa trajetória. Em uma reunião (veja abaixo os participantes), no Centro Design Rio, foi criado o Fórum Brasileiro de Design, que vai congregar associações profissionais, acadêmicas e centros de promoção de design brasileiros.

Segundo Gabriel Patrocínio, um dos participantes do evento e o primeiro a dar a notícia, o Fórum Brasileiro de Design não vai ser apenas mais uma organização para se somar às existente, mas servirá para "promover o alinhamento da atuação e de reivindicações, criando massa crítica e representatividade para se dialogar com o governo no planejamento e execução de políticas públicas de design e na realização coordenada de ações de promoção do design brasileiro. Neste sentido, o Fórum será um organismo supra-institucional, de representatividade conjunta de todas as associações e centros de promoção quando isto se fizer necessário ".

Uma das primeiras atividades, segundo Patrocínio, será dar suporte ao trabalho de regulamentação profissional, já que "este projeto, com o apoio do Fórum, ganha muito mais peso e representatividade". O próximo passo é redigir um manifesto, abrindo espaço para demais associações e centros de promoção que não estiveram presentes na reunião, e delineando planos de metas, estruturação e funcionamento. Vamos ficar de olho nisso!!

estiveram presentes à reunião: daniel kraichete, do centro design rio; ernesto harsi, da adp - associação dos designers de produto; bruno lemgruber, da adg brasil - associação dos designers gráficos do brasil; gustavo gelli, da abedesign - associação brasileira de empresas de design; wagner alves, da adegraf - associação dos designers gráficos do distrito federal; luis werlan, da apdesign - associação dos profissionais de design do rio grande do sul; francisco martins, da firjan - federação das indústrias do rio de janeiro; luiz barros, do programa rio é design da secretaria de desenvolvimento econômico do estado do rio de janeiro; freddy van camp e gabriel patrocínio, ambos da esdi - escola superior de desenho industrial da uerj e do conselho consultivo de design da secretaria de desenvolvimento econômico do estado do rio de janeiro. A scdesign - associação catarinense de design - não pode estar presente, mas protocolou seu apoio à criação do fórum.


Fonte:
Políticas de Design

Nenhum comentário: