segunda-feira, janeiro 05, 2009

Adeus Tide. Obrigada por tudo.

Tide Hellmeister (casaco preto e óculos, no N Design 2007, Floripa)

Dia 31 de dezembro, perdemos um grande artista brasileiro que foi um importante parceiro da Infolio e abcDesign: Tide Hellmeister.

Tide nasceu em São Paulo e desde de jovem fazia colagens. Seu primeiro trabalho foi na extinta TV Excelsior, e pouco tempo mais tarde já estava no Jornal da Tarde, ilustrando. Ficou quase 30 anos no jornalismo, passando também pelo Estadão, Folha de São Paulo, Última Hora, Gazeta Mercantil, grupo Abril e Globo, fazendo projetos gráficos e direção de arte.

Em 1987, abriu o seu estúdio "Collage" e passou a se desenvolver tudo o que era reclacionado a ilustração e projetos de design.

Em 2006, a abcDesign resolveu resgatar o trabalho do Tide em uma matéria na sua 11 edição, que hoje está esgotada. E assim começou uma parceria e amizade que duararia até hoje. Uma matéria rendeu tantas histórias e imagens maravilhosas que incentivaram a editora e o Tide a fazerem um livro reunindo suas obras, intitulado "Inquieta Colagem".

Depois, sempre que podíamos, contávamos com a presença de Tide em eventos e palestras para que ele dividisse com o público sua experiência. E lá vinha ele, com seus Marlboros vermelhos que não largava nem enquanto ministrava a palestra.

Adeus Tide. Obrigada por tudo.

"Tem imagens que me acompanham em centenas de tentativas, e nunca vou ter lugar para elas, como esse menininho sentado numa folha. Imagino que a folha e o menino são imagens diferentes, eu juntei. Tenho certeza que a folha e o menino já passaram pela minha mão uma centena de vezes, e tem momentos que dá raiva, já estou cansado de ver, mas não encontrei lugar para eles até agora. Já destruí mil imagens, mas umas me acompanham. Penso e amassar e jogar fora, e não. Vai, vem, volta para a gaveta, me antipatizo. De repente, ó ele aqui. É aqui o teu lugar, eu converso com as figurinhas, coloco e dá certo".

Tide Hellmeister. 1942 - 2008.

Flickr Tide Hellmeister para quem não conhece o seu trabalho.



*Imagens: Veja Online

Nenhum comentário: