segunda-feira, março 30, 2009

abcDesign 27 - China, Barack Obama e Blobjetcs.


Toda edição pensamos muito e executamos com muito carinho para levar aos nossos leitores as informações mais relevantes, interessantes, e para nós, o mais importante, com o porquê do design!

A China acabou sendo quase um tema mesmo neste número. Primeiro começou com o Tyler e a Flávia (Nomad Ink), dois designers que moram aqui em Curitiba, que queriam compartilhar com a gente a experiência de um mês em solo asiático, onde conheceram qual o panorama do design e arte chinesas. A resultado é muito interessante, pois trata-se de um contexto completamente diferente e riquíssimo em termos de referências visuais. De quebra, Tyler também fez a capa da revista.


Tyler e Flávia orgulhosamente apresentam Nomad Ink no TMDG

Segundo, porque acabamos entrevistando o designer Bruno Porto, que é professor de design na China já há quase tres anos. Ele conta o outro lado do design chinês, seu desenvolvimento e suas particularidades (que são muitas!).

Trabalhos lindos como esse do chinês Henfeng. Clique em ampliar e procure os logos nesse trabalho.

E trabalhos estranho, como esse afrodisíaco...

Outra contribuição que é sempre bem bacana, e desta vez não foi diferente, foi Chico Homem de Melo, que fez uma análise semiótica das capas de revistas americanas que cobriram a posse de Barack Obama. Detalhes que nem sempre os olhos percebem, mas que dizem muito...

Foto: Alex Trinks

Do lado produto do design, dois assuntos se destacaram: o primeiro foi o blobjetcs, ou a estética "bolha" (que não soa bem em português hehe). Antonio M. Fontoura e Cláudia Zacar explicam porque esse aspecto orgânico sempre está presente no design, especialmente hoje, que a tendência emocional vem dominando o mercado.

Vaso Snotty, de Marcel Wanders

Inovação é outro tema que não sai das telas do computador. Carros também não. Unindo esses dois assuntos, nosso colunista Kleber Puchaski conta tudo sobre a sua tese da Royal College of Arts, em que ele criou um novo processo de desenvolvimento de carros conceito. E ainda mostrou alguns dos carros que poderão estar por aí em alguns anos...



Para comprar ou assinar: www.infolio.com.br!!

4 comentários:

Anônimo disse...

uhuuuu Mariii
to esperando ansiosamente! =)

bjao
Dani

Unknown disse...

Olá pessoal! Rodo, rodo e não encontro a nova ABC nas bancas comuns de Curitiba. Onde encontrar? Já saiu? Valeu!

Alexandre Soma disse...

Fala, galera!
Sobre a estética "bolha", eu já desenvolvo experiências em ilustrações orgânicas a mais de dois anos com meu projeto cromossoma.com.br; prefiro chamar de "bio" ou "biofuturismo". Adoro o caos que podemos ver em fotografias celulares que revelam o quanto orgânico e imprevisível é a natureza de nossas organelas e moléculas. Um viva a quântica e aos novos conceitos artísticos que esse universo louco irá nos trazer!
Abraços!

Alexandre Soma

Anônimo disse...

supreme hoodie
goyard bag
goyard outlet
golden goose sale
air jordan travis scott