segunda-feira, março 30, 2009

Você conhece Santos Dumont? Tem certeza?

Santos Dumont é mais conhecido por ter inventado o avião, algumas pessoas sabem que a ele também é dado crédito de criar o relógio de pulso, sem contar as outras 22 máquinas voadoras que projetou. Mas tudo isso representa quase nada da vida dessa grande mente e personalidade do século XX.

Projeto original Demoiselle

Demoiselle, o avião número 19 de Santos Dumont


Você sabia que Santos Dumont também criou o conceito de hangar? Que vivia sempre muito bem alinhado e que desenhou o seu próprio chapéu? Aliás, até moda Santos Dumont lançou, e era imitado na capital da moda.

Poucos sabem que quando ganhou 125 mil francos por ganhar um concurso referente à dirigibilidade dos balões dividiu 50 mil entre os mecânicos que o ajudaram e repassou 75 mil à prefeitura de Paris, para que ela distribuísse entre os desempregados da cidade.

Dirigível número 6 dando a volta na Torre Eiffel

Em 1918, construiu em Petrópolis uma casa muito a frente de seu tempo, sem paredes internas, quase um loft. Atribui-se a ele também a invenção do chuveiro de água quente, primeiramente feito com um balde furado e duas alavancas, uma que controlava a entrada da água aquecida a álcool e a outra a água fria.

Santos Dumont foi uma daquelas pessoas fascinantes, de personalidade forte e obstinada criatividade. E para nossa alegria, teremos mais uma oportunidade de conhecer melhor o inventor brasileiro número 1 na segunda edição da mostra Santos=Dumont, Designer, no Museu da Casa Brasileira.

Montada por Guto Lacaz, a mostra é interativa e dá até mesmo a oportunidade de pilotar o avião 14 bis e o Demoiselle em simuladores de vôo.


Tamanho da fonte Guto Lacaz e François Durant durante a montagem da exposição em 2006. Foto André Velozo

Protótipo, dirígivel n° 6 na exposição Santos=Dumont, designer. Fotos Mariana Sanches

A exposição traz novos recursos multimídia e filmes de época. Possibilita ao público pilotar os aviões 14 Bis e Demoiselle em simuladores de vôo, assistir a uma animação da experiência com o triciclo e a reconstituição do vôo do Dirigível nº 6, cuja façanha foi dar a volta ao redor da torre Eiffel.

Serviço: Santos-Dumont Designer
Museu da Casa Brasileira (Av. Faria Lima, 2705 - São Paulo)
Data: de 24 de março a 5 de maio


Imagens retiradas da matéria especial sobre Santos Dumont na abcDesign 16, de Adélia Borges.

Nenhum comentário: