quinta-feira, março 06, 2008

Eu tenho uma teoria, que está mais para uma esperança. Eu acredito que um dos futuros do design de produto é a reutilização de materiais. Afinal, Já temos coisas o suficiente no mundo, porque ao invés de criarmos mais materiais ou explorarmos mais matérias-primas, porque não reutilizamos objetos já existentes.

E isso pode ser feito em praticamente qualquer ramo do design (é só começarmos a pensar nisso com mais audácia), mas é mais comum vermos em mobiliário e jóias. Na revista abcDesign 22, por exemplo, contamos de algumas pessoas como a http://www.salmanasser.com.br/ e a http://www.margauxlange.com/ que fazem trabalhos reutilizando materiais.

Outro exemplo é o trabalho de Chet Domanski, com seu Energy Bracelet. Olha que legal. Eles são feitos usando os tubos usados para óleo e gás. Eles ficam com um efeito de pátina feitos pela interferência da terra nos tudos, e cada um é único, claro!

A pulseira


E aqui, o cano de origem

Para saber mais: http://energybracelet.blogspot.com/ (em inglês)

Via MocoLoco: www.mocoloco.com

Agora pensem. Imagine se houvesse formas de produzir novos produtos que reutilizassem objetos já existentes? Que houvesse uma conversação entre as diversas empresas que permitisse uma produção mais consciente e sustentável?

Nenhum comentário: