quarta-feira, outubro 15, 2008

Semana Design em São Paulo

Falando em Christian Ullmann, ele é um dos organizadores da Semana de Design de São Paulo - KM. M. MM - Viver Design em SP - que vai acontecer apenas alguns dias depois do Boom: 3 a 9 de novembro.

O evento tem o objetivo de democratizar o design e incentivar a economia criativa, transformando São Paulo em pólo do design na América Latina. Entre as ações está
mobilizar a população sobre a importância do design para o mercado nacional e a proximidade dos paulistanos a todas as áreas do design. Por isso foi pensado sob as diversas formas em que consumimos design:


Como assegurar que, numa escala kilométrica (a da paisagem urbana) esses aspectos sejam democratizados e acessíveis à população em geral.


Comunicar é da natureza do Design, e uma área em especial, o Design Gráfico, se dedica essencialmente a comunicar, e é hoje parte importante e anônima da vida na cidade.


Refere-se ao produto, aos objetos que nos cercam e que usamos no cotidiano. O objeto pensado, criado, testado e produzido sempre em interação com o cidadão e como solução de melhor uso.


Para essa primeira edição da semana Viver Design em São Paulo, o grupo de trabalho que trata dessa área decidiu estabelecer as bases para a construção do pensamento de moda: memória, o novo e o acesso ilimitado do público ao conhecimento dessa área de manifestação da cultura. Para ampliar o conceito de democratização da moda, vários estilistas irão desenhar peças exclusivas, que ficarão expostas em espaços públicos, juntamente com seu molde e indicações de como foram feitas, para que as pessoas possam reproduzi-las em casa.


Contempla a educação – formação dos designers – comportamento e relações humanas, em áreas como psicologia, administração, engenharia. Nesta área, alunos de diversas instituições de ensino irão desenvolver projetos que envolvem comunidades da periferia, que serão expostos em várias regiões da cidade.

Design Sustentável - Todos os núcleos serão permeados pela questão da sustentabilidade, que aparece no contexto da cultura contemporânea, ao apostar num modelo de negócios inclusivo, estimulando a indústria local e projetando as características da cultura brasileira no mercado global.


Veja no mapa onde serão realizadas todas estas atividades.

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