terça-feira, março 17, 2009

Banzai Studio - trabalho sério com diversão


Demorei para colocar esse texto sobre o Banzai Studio de Curitiba, porque estava esperando que fosse liberado na net o clip da banda curitibana Copacabana Club, último trabalho dos meninos.

Acho que me adiantei nas coisas, vamos começar pelo começo.

O Banzai é:

Thales.Banzai - 18 anos
Luann.Banzai - 20 anos
Fernando Nogari - 22 anos
Rimon (RIM) - 20 anos.

O Estúdio é de Curitiba e oficialmente tem apenas 2 anos pouco. Mas na verdade já vem sendo formado desde que esses piás, (como chamamos carinhosamente aqui pela terra do leitE quentE) se conhecem!

"Tinhamos em média 13 anos, e apartir de então já compartilhávamos algumas idéias e
começamos a fazer alguns curta metragens amadores em vhs. um pouco mais tarde usando aquelas técnicas de ediçao pelo videocassete". Fomos evoluindo, aprendendo a editar no computador, conseguindo equipamentos, e aumentando a produção dos videos...Foi então que, como os frutos desses videos, acabamos caindo no mercado de trabalho", conta Fernando.

E bota mercado de trabalho! No currículo dos meninos tem Nike, MTV, HSBC, Motorola, Electroluz, CCPR, etc! Mas também tem muito vídeo experimental e trabalhos feitos por pura diversão. É o que certamente diferencia o trabalho do pessoal do Banzai, e que se mostra uma tendência no design. Afinal, como criar algo diferente sempre sob as amarras de um briefieng e do um cliente? O que motiva agora é colocar uma personalidade própria e que seja identificável facilmente pelo público.

"Sempre queremos poder inserir a "nossa cara" nos trabalhos que fazemos, fazendo algo diferente que nós gostamos, e vendo que as pessoas gostam disso! E acho que o principal diferencial é querermos inserir um lado artístico, ao invés de ser somente o comercial", confirma Thales.

A equipe do Banzai é um retrato dos novos profissionais criativos. Embora estejam correndo atrás da formação acadêmica (O Fernando faz o curso de design, Thales publicidade, Rimon não terminou os dois cursos na Belas Artes e Luan agora está em Barcelona fazendo cinema), eles provam que o que importa mesmo é colocar a mão na massa, correr atrás de informações - que tem sobra na internet - e conhecer muita gente para trocar experiências!

Afinal, criatividade vem da experiência, da vivência e das referências que você absorve. E sem dúvida isso não tem nada a ver com idade! Certo Banzais?



Copacabana Club - Just Do It from Banzai Studio on Vimeo.


AD: Festival de Curitiba from Banzai Studio on Vimeo.


MTV Brasil Spot from Banzai Studio on Vimeo.

5 comentários:

[ c. ] disse...

garotos incríveis! =)

Doug disse...

garotos atrevidos! :) a banda segue características CSS e YYYs - http://www.youtube.com/watch?v=S-lCL9EIhZ4 - bem legal!

Revista abcDesign disse...

pois é doug! bem moderninha e dançante... o show dele é bem bom pra estravasar mesmo!!

Thales disse...

Eu acho que não tem a ver com CSS!
acho que as pessoas associam só por ser uma banda brasileira cantando em ingles..acho até melhor que css, que acho muita brincadeira.

Doug disse...

Pode ser também Thales :) Como diz um amigo, gosto é que nem braço.

O importante é que o trabalho ficou ótimo, como designer gráfico, fico maravilhado com brasileiros tão talentosos (e jovens) e isso serve para música, futebol, seja lá o que for!

twitter.com/doug_it