terça-feira, dezembro 02, 2008

IF Product Design 2008 - Brasil ganha 19

Os bons resultados do Programa Design & Excellence Brazil, que apóia a participação de empresas e designers brasileiros no iF, principal prêmio europeu de design, continuam a aparecer.

Desta vez foi na categoria Product Design que 19 brasileiros conquistaram o selo iF entre os 802 premiados.

Nessa edição, inscreveram-se 2.808 produtos de 39 países.

O Design & Excellence Brazil (DEBrazil) é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) em parceria com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e coordenado pelo Centro de Design Paraná.

A iniciativa dá todo o suporte para as inscrições no prêmio, desde o envio dos objetos até a tradução do material de apresentação.

Fruteira Desfia Coco, do Paraná. A peça de design permite inúmeras possibilidades de formato e que seja utilizada nos dois lados, comportando-se tanto para frutas grandes quanto pequenas. Foi desenvolvido com materiais 100% recicláveis, à base de fibras naturais de coco, cana e madeira.

Mesa Tira e Põe, inspirada, segundo os designers Flávio Di Sarno e Marcio Gianelli, da Decameron (SP), nos jogos de montar. Possui soluções práticas que acompanham o dinamismo dos ambientes contemporâneos. As diversas possibilidades de composição permitem que o móvel assuma formas e funções distintas como porta-CD’s, porta-copos, espaço para guardar pequenos objetos e revisteiro.


No segmento de móveis ainda foram premiados a cama com encosto reclinável da Faro Design, do Rio Grande do Sul, a linha Entrelinha, da ML Magalhães, do Rio de Janeiro, e um sistema mobiliário da Dominox, de Minas Gerais.


Caixa organizadora com dois visores laterais que permitem enxergar o conteúdo interno. O produto foi desenvolvido com design inteligente que facilita o empilhamento. O acessório é destinado à organização dos mais diversos espaços. Perfeita para escritórios, pode servir como porta-lápis e canetas, para guardar CDs ou mesmo pequenos objetos que ficam espalhados em cima da mesa.

Segurança, conforto e inovação são os conceitos principais deste veículo, modelo que atende ao mercado de transporte rodoviário de média e longa distância. Seu design proporciona grande impacto visual e refinamento. No exterior destacam-se os pára-brisas amplos e os faróis dianteiros com sistemas de lanternas com leds. No interior, o bem-estar dos passageiros e do motorista é assegurado pelo ótimo espaço e pelo conforto das poltronas.

O sistema de identificação e rastreamento pecuário AnimallTag é composto por um brinco visual e um eletrônico. A parte inferior é injetada em poliuretano flexível com inserto metálico pontiagudo cuja função é perfurar a orelha do animal e fixar a parte superior ao conjunto. O TAG eletrônico possui um chip interno que armazena dados do animal. Outra inovação do sistema é a presença de um composto anti-séptico dentro da parte superior, vedada por uma película que é rompida na aplicação do brinco, promovendo a assepsia local.


tesoura desenvolvida pode ser usada tanto por destros quanto por canhotos, melhorando a interface entre o usuário e o produto. Essa solução permitiu também otimizar o processo produtivo.

Os Erês foram criados como blocos de escalar/montar úteis aos fisioterapeutas em sessões de estimulação de crianças portadoras de paralisia cerebral. Posteriormente, percebeu-se sua eficácia pedagógica como brinquedo destinado, também, para crianças e adolescentes não-portadores de necessidades especiais. A forma modulável do Erê é obtida por corte matemático de um bloco de espuma sem deixar sobra.

Para quem quiser conhecer os vencedores sem sair do Brasil basta acessar a página
www.ifdesign.de a partir de janeiro de 2009.

Nenhum comentário: